São José dos Campos
Um lugar propício a bons negócios, um lugar onde o lazer e diversão estão sempre acessíveis. Diferente do que acontece em grandes metrópoles, aqui esta realidade não está separada por uma grande distância.
Investir em São José dos Campos é ter certeza que, os elementos necessários para uma boa qualidade de vida e grandes oportunidades profissionais, estarão sempre a porta de sua casa.
Possui uma localização estratégica, situada entre os maiores centros de produção e consumo nacionais - Rio de Janeiro e São Paulo. Com cerca de 600 mil habitantes.
São José consegue ser moderna sem perder as boas características de uma cidade do interior.
História
As origens de São José dos Campos remontam ao final do século XVI, quando os jesuítas se estabeleceram em uma planície, sendo este o núcleo que deu origem à cidade que conhecemos e onde hoje encontramos a Igreja Matriz.
Em 27 de julho de 1767, mesmo antes de se tornar freguesia, a aldeia foi elevada à categoria de Vila, com o nome de “São José do Paraíba”, erguendo-se o pelourinho e a Câmara Municipal, símbolos que caracterizavam sua nova condição.
Após ocupar posição periférica no período áureo do café no Vale do Paraíba, através da chamada “fase sanatorial”, São José dos Campos ganhou certo destaque nacional, com inúmeros doentes procurando o clima da cidade em busca de cura para a “peste branca”, a tuberculose pulmonar.
Gradativamente já estava sendo criada uma estrutura de atendimento com pensões e repúblicas, quando em 1924 foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha, o maior do país.
No entanto, foi somente em 1935, quando o município foi transformado em Estância Climatérica e Hidromineral, e com as medidas de “reerguimento do Vale”, tomadas pelo governo Vargas, que São José pôde investir em infra-estrutura, principalmente na área de saneamento básico, que no futuro viria a ser um trunfo a mais para a atração de investimentos destinados ao desenvolvimento industrial.
O processo de industrialização da cidade tomou impulso a partir da instalação do Centro Técnico Aeroespacial – CTA, em 1950 e da inauguração da Rodovia Presidente Dutra (1951), cortando a parte urbana de São José dos Campos.
A partir dos anos 90, São José dos Campos passou por um importante incremento no setor terciário, que pode ser demonstrado pelo fato da cidade ser hoje um centro regional de compras e serviços do Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais, atendendo uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
|
|
Negócios
O fato de São José dos Campos ser um importante tecnopolo de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina, contribuiu muito para que importantes empresas escolhessem a cidade para direcionar seus investimentos.
A cidade atrai grande contingente de visitantes com interesse voltado para a tecnologia de ponta, gerando assim muitas oportunidades de negócios, inclusive para setores não ligados diretamente a tecnologia.
São José dos Campos consegue com maestria criar a harmonia necessária para que em uma cidade se reúna a tranqüilidade de cidade pequena com excelentes negócios de uma grande cidade.
São José dos Campos está entre as 9 melhores cidades para se fazer negócios, segundo a revista Exame.
Lazer
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), São José dos Campos está entre as 25 cidades do país com melhores condições de vida, e isto se deve principalmente ao fato de que mais de 60% do território do município ser considerado área de proteção ambiental.
Com parques e reservas ecologias em abundancia, São José é a escolha ideal para quem busca boa qualidade de vida, pois na cidade é perfeitamente possível encontrar lugares destinados a práticas de esportes e também para o contato com a natureza.
Porque Investir
Com oportunidades de uma grande metrópole e tranqüilidade de uma cidade do interior, São José dos Campos reúne em suas características o local ideal para sediar seus próximos investimentos, seja em novas oportunidades de negócios ou buscando uma melhor qualidade de vida.
Fundação: 27 de julho de 1767
Lema: Aura terra que generosa "Generosos são meus ares de minha terra"
Distância até a capital: 91Km
População: 673.255 hab (IBGE/2013)
|